quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tarefa 2 - Tecnologias Contemporâneas na Escola 2

Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC
Módulo Tecnologias Contemporâneas na Escola 2
Tutorias: Amanda
Aluno : Jucélia Ferreira Rocha
Tarefa 2
Pólo Ceilândia-DF

Tarefa 2
Ouça as músicas indicadas nesta unidade. Escolha uma e a partir da interpretação de sua letra, crie um pequeno texto teatral de duas laudas. O texto deve discutir os impactos das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Este deve ser estruturado com um título, um primeiro parágrafo com o prólogo, onde se introduz a história, e logo em seguida os diálogos dos personagens, com suas respectivas rubricas indicando suas ações e intenções. Na construção do seu texto pense em responder as seguintes questões: “o que?”, “quem?”, “como?”, “onde?”, “quando?” e “por quê?”. Publique o seu texto aqui e em seu blog.


O impacto das novas tecnologias na sociedade de informação e comunicação na sociedade contemporânea.

Vivemos numa sociedade que a mudança tem sido continua em todas as esferas, principalmente na sociedade moderna, cujo principal recurso é a comunicação digital.
Com as novas práticas a humanidade passou a valorizar a informação tecnológica.
A Sociedade da Informação, de acordo com Webster, é representada por uma sociedade na qual a informação é utilizada intensamente como elemento da vida econômica, social, cultural e política, dependendo de um suporte tecnológico para se propagar, demonstrando que esse processo se tornou um fenômeno social, instaurado dentro da sociedade.
Segundo Gilberto Gil Computadores fazem arte....Artistas fazem dinheiro(...), não deixa de ser um conceito, porém segundo McLuhan, “os efeitos da tecnologia não ocorrem aos níveis das opiniões e dos conceitos: eles se manifestam nas relações entre os sentidos e nas estruturas de percepção, num passo firme e sem qualquer resistência.”
Lúcia Santaella defende uma tese de que a sociedade atual vive a chamada cultura das mídias que seria uma transição da cultura de massas para a cultura digital, num processo que caminha para a convergência entre as mídias. Para ela, a emergência dessa cultura digital é desencadeada pelo crescimento da multiplicidade das mídias, que vem sendo percebido desde o início da década de 1980, com o surgimento de novas formas de consumo cultural, propiciadas pelas tecnologias do disponível e do descartável, observadas no crescimento do uso de fotocopiadoras, na massificação de videocassetes, walkman, TV a cabo e no desenvolvimento da indústria de videoclipes, videogames e filmes de vídeo nas locadoras."
Concluo que estamos num novo século, com nova sociedade de informação, com novo foco, com novas buscas pelo conhecimento.
Com os computadores e internet...passamos por um processo educativo continuo, onde informações x conhecimentos caminham lado a lado.

Fontes consultadas
http://letras.terra.com.br/nacao-zumbi/236420/
http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/68924/
http://trama.uol.com.br/nacaozumbi/home.htm
http://www.gilbertogil.com.br/
http://www.daftpunk.com/
http://www.kraftwerk.com/
http://radio.musica.uol.com.br
http://radio.terra.com.br/
LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário