segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Participação Fórum " A Escola do Futuro!!!!" no Ambiente AVA UNB

Pessoas,

Segundo Andrea Ramal, "o computador sendo usado pedagogicamente tende a potencializar as capacidades cognitivas das pessoas,de uma maneira que comprova que, ela própria viu crianças usando e falando coisas que, segundo Piaget em sua teoria sobre os estágios de desenvolvimento da criança isso só aconteceria anos depois e relata também que o ambiente favoreceu o desenvolvimento de certas aptidões mentais,ou seja esse ambiente propiciou a criança a ter um desenvolvimento que superou uma teoria de suma importância no âmbito educacional e com certesa outras teorias também cairão por terra, quando crianças, jovens e adultos terão oportunidades de vivenciarem experiências novas frente as novas tecnologias e o professor tem um papel importante, pois é dever do mesmo trabalhar o lado ético dessa tecnologia, pois os mesmos terão acesso à informações que muitas vezes não terão nada haver com a aula, visto que na internet se encontra um acervo muito grande sobre diversos assuntos."

Vocês concordam com a visão dela?

Mostrar principal | Editar | Apagar | Responder
Re: A Escola do Futuro!!!!
por Jucélia Ferreira Rocha - Monday, 7 February 2011, 15:25
Lendo o texto:
"Novas tecnologias e mediação pedagógica", cito pontos que considerei importantes para análise:

“Uma das áreas prioritárias de investimento é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para conectar alunos, professores e a
administração. O objetivo é ter cada classe conectada à Internet .e cada aluno com
um notebook. (....)” (p 1)

“(...)há uma expectativa de que as novas tecnologias nos trarão soluções rápidas para o ensino(...)”. (p 1)

“(...)Ensinar e aprender são os desafios maiores
que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora em que estamos
pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o da informação e
do conhecimento” (p 1)


“Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação(...)” (p 1)
“Nosso desafio maior é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano.(...)” (p 3)

“As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque desse contato saímos enriquecidos.” (p 3)

“ A construção do conhecimento, a partir do processamento multimídico, é mais "livre", menos rígida, com conexões mais abertas, que passam pelo sensorial, pelo emocional e pela organização do racional(...) (p 5)

“ (...)os meios de comunicação, principalmente a televisão, utilizam a narrativa com várias linguagens superpostas, que nos acostuma, desde pequenos, a valorizar essa forma de lidar com a informação, atraente, rápida, sintética, o que traz conseqüências para a capacidade de compreender temas mais abstratos de longa duração e de menos envolvimento sensorial” (p 5)

“Não podemos permanecer em uma ou em outra forma de lidar com a informação; podemos utilizar todas em diversos momentos, mas provavelmente teremos maior repercussão se começarmos pela multimídica, passarmos para a hipertextual e, em estágios mais avançados, concentrarmo-nos na lógicoseqüencial.” (p 6)

“Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.”(p 7)

“Aprendemos pela criação de hábitos, pela automatização de processos, pela repetição. Ensinar toma-se mais duradouro, quando conseguimos que os outros repitam processos desejados.(...)” (p 7)


“Conseguimos compreender melhor o mundo e os outros, equilibrando os processos de interação e de interiorização. Pela interação entramos em contato com tudo o que nos rodeia; captamos as mensagens, revelamo-nos e ampliamos a percepção externa.(...)” (p 8)

“(...)Não vale a pena ensinar dentro de estruturas autoritárias e ensinar de forma autoritária(...)” (p 9)

“(...)Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaçotemporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados(...)” (p 10)
“(...)computador se converte em um meio de comunicação, a última grande mídia, ainda em estágio inicial, mas extremamente poderosa para o ensino e aprendizagem.(...)” (p 11)


“O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada matéria e para cada aluno. Essa página pode ampliar o alcance do trabalho do professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas fora da universidade ou escola. Num primeiro momento a página pessoal é importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre ele e os alunos.(...)” (p 12)

“(...)à Internet, devemos procurar fazer com que os alunos dominem as ferramentas da WEB, que aprendam a navegar e que todos tenham seu endereço eletrônico (e-mail). Com os e-mails de todos é interessante criar uma lista interna de cada turma” . (p 12)

“(...)pesquisa grupal na Internet pode começar de formaS aberta, dando somente o tema sem referências a sites específicos, para que os alunos procurem de acordo com a sua experiência e
seu conhecimento prévio(...)” (p 13)


“(...)Assim o papel do aluno não é o de "tarefeiro", o de executar atividades, mas o de co-pesquisador, responsável pela riqueza qualidade e pelo tratamento das informações coletadas(...)” (p 14)


“O importante é combinar o que podemos fazer melhor em sala de aula - conhecer-nos, motivar-nos, reencontrar-nos - com o que podemos fazer a distância, pela lista - comunicar-nos quando for necessário e também acessar os materiais construídos em conjunto na home page, na hora em que cada um achar conveniente.” (p 14)


“(...)As escolas públicas e as comunidades carentes precisam ter esse acesso garantido para não ficarem condenadas à segregação definitiva, ao analfabetismo tecnológico, ao ensino de quinta classe(...)” (p 15)


“Ensinar utilizando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor. A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não se deter, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes(...)” (p15-16)

“A Internet é uma mídia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor cria um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é (...)” (p 16)


“A Internet pode ajudar a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. A intuição, porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões "escondidas".(...)” (p16)

“(....)Os contatos virtuais transformam-se, quando é possível, em presenciais.(...)” (p 17)

“(...)Os alunos, principalmente os mais jovens, "passeiam" pelas páginas da Internet, descobrindo muitas coisas interessantes, enquanto deixam de lado, por afobação, outras tantas, tão ou mais importantes” (p 17)

“(...)Os alunos, iniciados ao novo tema e motivados, realizam a pesquisa sob a supervisão do professor, e voltam à aula depois de um tempo para trazer seus resultados” (p 18)

“A comunicação virtual permite interações espaço-temporais mais livres, a adaptação a ritmos diferentes dos alunos, novos contatos com pessoas semelhantes, fisicamente distantes, maior liberdade de expressão a distância.” (p 19)

“Educação a distância não é um fast-food onde o aluno vai e se serve de algo pronto. Educação a distância é ajudar os participantes a equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos - presenciais e virtuais – por meio da qual avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados. Iremos combinando daqui em diante cursos presenciais com virtuais.(...) “ (p 20)


“Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante para com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos até onde nos for possível em cada momento. Isso nos dará muita credibilidade, uma das condições fundamentais para que o ensino aconteça(...)” (p 21)


Mostrar principal | Editar | Apagar | Responder
Re: A Escola do Futuro!!!!
por Jucélia Ferreira Rocha - Monday, 7 February 2011, 15:17


Eu imagino uma escola feita com ética, responsabilidae, inovação, trabalho em equipe, professores cada vez mais capacitados, alunos interessados, tecnologia disponível em todas as salas, alunos cada vez mais informatizados.
No momento atual, existema escolas que estão no passado em relação as mudanças tecnológicas, interessante seria se todas as escolas tivessem computadores para os os alunos navegarem na internet para fazerem as pesquisas adequadas para cada matéria, assim os trabalhos propostos pelos professores seriam atendidos a contento.

Segundo Paulo Freire “deve-se educar com as ferramentas de seu tempo”, e as tecnologias estão aí, fazendo parte do cotidiano de todas as pessoas, e cabe ao professor trazer isso para dentro da sala de aula, para tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos, onde eles terão que construir seus conhecimentos tendo participação ativa no processo ensino-aprendizagem.”

Segundo Andrea Ramal " os novos rumos da educação estão mais relacionados à postura dos professores e alunos em sala de aula, onde para se alcançar melhores resultados com os trabalhos através dos meios digitais faz se necessério que seja um trabalho realizado cooperativamente. Andrea relata que a aula do futuro deverá ser formada por grupos, equipes de trabalho formadas por professores e alunos para desenvolverem projetos juntos."

Bom...simplifiquei a minha real imaginação do que seja uma "Escola do Futuro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário