segunda-feira, 28 de março de 2011

O EFÊMERO, A REPETICÃO E A VONTADE DE POTÊNCIA

2 comentários:

  1. Amei o texto!
    Cito " Na repetição do espetáculo e do ator performer, encontramos o retorno do vivo e da vida. Na repetição, encontramos a simultaneidade que contém o tempo do antes, do durante e do depois. Ao começar uma apresentação de uma performance, teremos os três tempos presentes. Ao ensaiar e repetir todo dia a mesma cena, o performer refaz o vivo e o presente no tempo e no espaço."

    ResponderExcluir
  2. Após leitura cito:
    Cito:


    "A vida é curta e passageira. A vontade de potência1 em querer repetir a vida faz parte de todos os seres humanos. (...)"


    "(...) Nas artes, essa problemática sempre foi constante, a partir dos anos 1950. Tencionar o tempo e o espaço com formas e objetos são os objetivos das artes performativas como também das práticas performativas(...)"

    "A vontade de potência é uma performance energética, filosófica, corporal e existencial. Formulada por Nietzsche como seu conceito de filosofia.(...)"

    "(...)A vontade de potência afirma que tudo que é vida pode ser transformado e pode ser humanamente pensado, humanamente visto, humanamente sentido e repetido. É na performance através da repetição que afirmamos a potência dos atos vividos."

    "(...)Na repetição, encontramos a simultaneidade que contém o tempo do antes, do durante e do depois. (...)"


    "O ato performativo é a ocupação do performer com seu corpo no espaço e a durabilidade do tempo de realização desse ato.(...)"

    "(...)A vida é a origem não representável da representação.(...)"

    "(...) repetição, a improvisação, a atuação, a presentação e a representação são todos atos vivos que criam formas de vida.(...)"

    "Para existir a vontade de potência é preciso: sentir, querer e pensar. A lei da natureza é vontade de potência. Viver o devir é a exteriorização da existência em performances, pensamentos e desejos. Exteriorizar é existência(...)"

    "(...)A vontade de potência não é uma relação inteligível, abstrata, separada dos acontecimentos como a relação mecânica materia(...)"

    ResponderExcluir